Coaching

O coaching é um processo no qual coach (profissional) e cliente ou coachee (pessoa que passa pelo processo de coaching) identificam objetivos, traçam metas e estabelecem os pontos que indicarão o sucesso. É um processo para a promoção de mudança, fundamentado em múltiplos conhecimentos, como os utilizados na gestão corporativa (administração geral, planejamento e recursos humanos), a psicologia positiva e a neurociência.

O coach, utilizando técnicas e habilidades, presta assessoria, estimula, apoia e acompanha todo o processo, de modo a garantir que o rumo definido durante as sessões com seu cliente seja seguido e que obstáculos que possam surgir no caminho sejam superados.

O foco do coaching é o futuro: o coach não se aprofunda nas causas dos problemas que seu cliente enfrenta, mas nos sonhos a serem conquistados e nos meios para tal. Coach e coachee traçam essas metas juntos, com base em análise comportamental e do ambiente.

O coach buscará sempre a melhor ferramenta para fazer com que o coachee alcance os resultados necessários, fazendo com que o futuro (ponto desejado) represente clara melhoria em relação à situação atual.

Nesse processo, o coach precisa acreditar que:

* O coachee quer a mudança;

* O coachee vai cumprir as ações planejadas; e

* A mudança é possível!

Em sua atuação profissional, o Coach formado pela Sociedade Brasileira de Coaching deve atentar para o Código de Ética e Conduta preconizado por aquela sociedade.

O processo de coaching é uma parceria entre coach e coachee para o alcance de resultados diferentes e melhores. No Coaching Executivo e de Negócios funciona como uma tríplice parceria entre o coach, o coachee e a organização contratante.

Acima de tudo, a utilização do processo de coaching fará o profissional descortinar as suas necessidades de aprimoramento e de mudanças, elevando o seu nível de autoconsciência, e com essa parceria chegar aos resultados almejados pelo coachee  e, mais ainda, pela organização contratante.

Coach Clovis Dattoli – segmentos e nichos de atuação:

Atua nos segmentos Business, Executive e Life Coaching, compreendendo as necessidades individuais e pessoais de diversas naturezas, e ainda as necessidades de interesse profissional e dos negócios, com ênfase no desenvolvimento de lideranças (leadership coaching) e aprimoramento de outras competências, melhoria de performance, assunção de novos cargos/desafios, revisão de estratégias corporativas e análise do negócio propriamente dito. 

Das sessões e duração do processo

O processo, seja no Executive ou no Life Coaching, dura em média de três a quatro meses, perfazendo entre 10 a 12 sessões, que devem ser realizadas semanal ou quinzenalmente.

As sessões de Executive ou de Life Coaching são individuais e, na medida do possível, devem ser presenciais. Entretanto, para não haver prejuízo ao andamento do processo, algumas sessões podem ser realizadas a distância (por Skype ou telefone).

Obs.: Em circunstâncias especiais, notadamente no curso de processos do segmento Business Coaching (contratações corporativas), algumas sessões podem ser realizadas em grupo.

© Copyright - Clovis Dattoli