Comentários sobre o livro:

“Amigo Clovis Dattoli, seu sucesso é merecido!!! Seu primeiro livro é maravilhoso.” (Tania Carneiro, Rio de Janeiro).


“Amei esse livro!!! Parabéns!” (Gisele Oliveira, São Paulo).


“Conclui a leitura. Muito bom mesmo. Parabéns e obrigado pela inspiração que o livro traz.” (Mardônio Sarmento, Brasília).


“Caro Dattoli, li seu livro com muito prazer. Fazendo uma síntese: um ótimo guia, tanto para jovens, quanto para aposentandos e aposentados…” (Mateus Areal, Rio de Janeiro)


“Se tivesse que definir o livro LONGEVIDADE — Como se Preparar para uma Vida Longa e Bem-sucedida, de Clovis Dattoli, eu não diria tratar-se de “autoajuda”. Definiria mais como um manual de autoconhecimento, cujos ensinamentos leva o leitor praticante a consolidar, para si, mesmo no pós 50 anos, um sentido para sua vida. O grande problema com que se defronta o trabalhador/profissional com sua aposentadoria, é, a meu ver, encontrar, em meio ao vazio de repente à vista, como redefinir sua existência, antes ocupada com o trabalho e a profissão. De forma límpida e sem os maçantes cacoetes dos profissionais de autoajuda, no seu livro o Professor de coaching, Clóvis Dattoli, prefere assumir a função de um propedeuta, ao fazer de suas ideias mais um serviço à apologética da mente positiva perante a realidade, do que fazer de sua obra um exemplário de regras divinatórias de ações e comportamentos.

Com esse objetivo, clarividente no seu argumentar, o autor traça um caminho que espera o aposentável ou aposentado o cumpra, não como dever de ofício, mas como alvedrio de cumplicidade de quem escolhe a perenidade dos frutos, em vez de apenas fruí-los pela indolência.

Afinal de contas, assim como se conhecem os frutos pela semeadura feita, a aposentadoria pode corresponder à colheita dos melhores frutos que tivermos ousado semear na vida.” (Murilo Moreira Veras, poeta, Brasília).


“… Não sei se há um tema a despertar maior interesse em todos quantos sonham com uma longevidade feliz, cumprindo todo o ciclo biológico na plenitude de suas faculdades mentais e, mais do que isso, sentindo-se até mais jovens no final desse ciclo biológico, quando maior se apresenta nossa maturidade, levando-nos à realização de quantos sonhos, que supúnhamos tragados pela esteira do tempo!

Você conseguiu fazer antológicas as páginas do seu LONGEVIDADE, escritas de forma escorreita, em linguagem didática e estilo extremamente agradável, para não se falar do embasamento de cunho filosófico, quanto psicológico com que nos mostra quão rica, em termos de realização, nos diversos campos, pode se tornar a vida do aposentado nesse segundo tempo, ou nessa nova página que se lhe abre, para novos escritos. Dir-lhe-ia, por fim, meu caro Dattoli, que você não poderia contemplar, de modo especial os aposentandos, com melhor presente, certo de que muitos deles não têm consciência do quão produtiva e prazerosa ser-lhes-ia a aposentadoria, certo, também, há de se registrar, que, lendo seu LONGEVIDADE, outra será a consciência de todos eles, daí por que, nessa direção, tornar-se-á ainda maior o sucesso do seu livro, vindo em tão boa hora.

Com reiterados Parabéns e não menos reforçados agradecimentos, receba um forte abraço do amigo.” (José Paes Landim, escritor, Salvador).


“O livro é excelente! Farto material para reflexão. Acho que sinaliza que podemos mudar o conceito sobre o envelhecer.” (Lúcia Laborda, Salvador).

© Copyright - Clovis Dattoli